quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

NOTICIAS DO JUDO ACEMISTA


CAMPEONATO NACIONAL SENIOR
Decorreu, no passado domingo, no Pavilhão do Estádio Universitário de Lisboa, a prova Rainha do Judo Nacional, o Campeonato Nacional, Sénior, Individual.
JOANA RAMOS (Ouro), CAMPEÃ NACIONAL, ANA SOUSA (Prata), VICE-CAMPEÃ NACIONAL e SERGIO OLEINIC (Bronze), TERCEIRO LUGAR
A ACM esteve presente, através dos seus atletas, Ana Sousa e Joana Ramos, Gustavo Andrade e Antoine Massart, ainda juniores do 1º ano (são três), Ricardo Lopes e Pedro Antunes, atletas no seu último ano júnior, Sérgio Oleinic e Francisco Fraga, com a orientação técnica de Fausto Carvalho e a colaboração de Hugo Ângelo e dos árbitros, Nuno Carvalho, internacional continental, André Alves e Jorge Pimentel, de elite.
Na categoria de -52kg, Joana Ramos, na poule A e Ana Sousa, na poule B, saíram em 1º lugar, vencendo todos os combates. Na meia-final, a Joana defrontou e venceu, pela pontuação máxima, Ana Monteiro, do Sport Lisboa e Benfica. Ana Sousa defrontou Bárbara Alemão, das Oficinas de S. José, de Lisboa, que venceu por pontuação máxima, apurando-se para a final.
As judocas acemistas asseguraram, assim, o 1º e o 2º lugar, que disputaram entre si.
Num combate de grande qualidade técnica, em que as acemistas demonstraram, também, uma boa condição física e mental, Joana Ramos, que integra o Projecto Olímpico Londres 2012, mais experiente, garantiu o Ouro, através de um kusere-yoko-shiho-gatame, uma imobilização. A Prata de Ana Sousa demonstra que, na categoria, em Portugal, só a incontornável Joana Ramos a supera e é garantia da supremacia das acemistas, no futuro.
Em -60 kg, o júnior Gustavo Andrade, começou por defrontar João Santana, do Spot Lisboa e Benfica, que se sagraria Campeão Nacional, cedendo, embora lutando com brio.
Na repescagem, venceu o seu primeiro combate, alcançando o 9º lugar na categoria, em que participaram vinte e sete atletas.
Na categoria de -66 kg, Ricardo Lopes cedeu no seu primeiro combate com o açoriano Manuel Medeiros, enquanto Sérgio Oleinic, candidato aos lugares do pódio, começou por vencer André Rosa, do Sport Lisboa e Benfica, e Rui Pinto, do Judo Clube de Coimbra.
Apurado para as meias-finais, encontrou Diogo César, do Judo Clube de Lisboa. Não conseguindo enquadrar-se, realizou um combate muito aquém do que pode e sabe, não alcançando o acesso à final.
Na disputa do Bronze, iniciou mal, mas recompôs-se e venceu David Reis, do Judo Clube de Lisboa, assegurando o 3º lugar do pódio e o Bronze, na categoria.
Na categoria de -73 kg, o judoca Antoine Massart iniciou a sua participação vencendo Luís Barbosa, do Judo Clube de Ponta Delgada, cedendo, no encontro que se seguiu, para o benfiquista Tomás Costa. Na repescagem, cedendo, embora, para o trofense José Azevedo, realizou uma boa prestação, sendo um jovem no seu primeiro ano júnior.
Na categoria de -81 kg, Pedro Antunes não começou bem e cedeu para Ricardo Amaral, do Judo Clube da Trofa, não se apurando para as repescagens. Já Francisco Fraga, cedendo no seu primeiro combate para o açoriano e finalista, Miguel Medeiros, realizou combates de grande qualidade técnica, com um espírito combativo de acentuar, perante adversários de grande experiência, atletas internacionais, confirmando, na repescagem, a sua boa prestação perante o internacional André Martins, do Judo Clube de Lisboa, com quem acabaria por ceder no fim do combate, por apenas mais uma penalização do que o seu opositor.
No conjunto, os judocas acemistas cotaram-se com boas prestações desportivas. Os atletas seniores demonstraram ser dos melhores atletas nacionais, reflectindo-se essa qualidade nas prestações que realizaram e nos títulos alcançados, enquanto que os juniores nos brindaram com prestações que indiciam um futuro promissor. Merecem as nossas Felicitações.
OS “PIPOCAS” ACEMISTAS EM AVEIRO
No sábado, duas dezenas de jovens acemistas participaram em Aveiro, no I Torneio de Judo AAUAV.
Mais de uma centena de jovens judocas mostraram as suas qualidades ao longo de duas horas e meia no tapete “TATAMI” instalado no Pavilhão Aristides Hall, da Universidade de Aveiro.
Naturalmente, muitos pais, familiares e amigos a alargarem a “família” judoca, com grande entusiasmo e civismo, deliciados ao verem os seus “pequeninos” a fazerem coisas bonitas.
Os “PIPOCAS” da ACM, enquadrados por Fausto Carvalho, Ana Sofia e o apoio dos pais, estiveram muito bem, ficando o registo dos resultados alcançados.
FONTE (foto incluída): de ABC