sábado, 14 de fevereiro de 2009

EM BREVE: NOTÍCIAS SOBRE A FORMAÇÃO DA COMISSÃO ELEITORAL


Os eleitos, discursos, encaminhamentos, articulações, bastidores e detalhes que ninguém viu. Tudo em primeira mão no mais atual e completo noticiário do judô mineiro.
Aguardem!! Só aqui.
Imagem: Arauto

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

AMANHÃ A COMISSÃO ELEITORAL!!


ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA - AMANHÃ - 15:00 H. - ELEGERÁ COMISSÃO QUE DEFINIRÁ AS REGRAS DAS ELEIÇÕES DE 28 DE MARÇO DE 2009

Amanhã, sábado de 28 de março de 2009, academias, professores, atletas e dirigentes da Federação Mineira de Judô se reunirão na sede da Entidade, no Mineirinho, para eleger Comissão Eleitoral formada por três pessoas, que se incumbirá de redigir o Regimento Eleitoral que regulamentará as Eleições FMJ 2009.

A Assembléia será presidida pelo Professor Carlos Henrique Martins, Diretor de Judô do Minas Tênis Clube, que indicará os três membros da Comissão Eleitoral.

A Assembléia apreciará também as contas da FMJ.

Depois da Assembléia Geral Extraordinária a Comissão Eleitoral passará a ser a única responsável pelas eleições sindicais.

As chapas dos candidatos remanecentes no processo eleitoral presididas por: Sóstenes Zucheratto e Luiz Augusto Martins terão até trinta dias do processo eleitoral para as respectivas inscrições, que poderão ser remetidas por carta registrada ou através de documento protocolado na FMJ. Cabendo única e exclusivamente a Comissão Eleitoral e Assembléia Eleitoral emitir qualquer consideração a respeito de sua regularidade.

A Presidência da Assembléia espera que o evento transcorra rápido e sem percalços apelando a todos para que se atenham aos objetivos dos trabalhos.

Convidamos a todos para a Assembléia Extraordinária, amanhã, 15:00 h., na sede do FMJ, no mineirinho.


Domingos de Souza Nogueira Neto
Vice-Presidente da FMJ
Imagem: Urna do Império
in www.tre-rn.gov.br

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

NOVO TEMPO


Boa tarde a todos!
Hoje estou anunciando a primavera! Comemoro.
Atendendo a pedidos não vou falar muito sobre o andamento do processo eleitoral. O jornalista dentro de mim se constrange um pouco, mas, estou feliz.
O blog veio a público para tornar transparente o processo eleitoral da Federação Mineira de Judô.
Teve participações importantes de amigos, personalidades éticas, e pessoas importantes na vida do judô mineiro e na minha própria.
Meus amigos Sidnei, Nascimento, Médio, Nédio, Zuca, deram contribuições importantes ao debate e a construção do conteúdo.
Provocações, ironias e ofensas mal digeridas deram vazão desta feita ao despejo de um universo de sentimentos represados, que se manifestaram através palavras, muitas vezes terríveis. O fluxo não pôde ser contido por esforços de moderação.
Como as coisas pareciam caminhar a determinada altura para uma linha diferente da de um desabafo ou reação, tiramos os comentários do ar, todos, mesmo os mais qualificados, para possibilitar um novo tempo para a FMJ.
Lembrem-se da canção de Ivan Lins:

Novo Tempo
Ivan Lins
Composição: Ivan Lins / Vitor Martins

No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos crescidos, estamos atentos, estamos mais vivos
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
Da força mais bruta, da noite que assusta, estamos na luta
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
Pra que nossa esperança seja mais que a vingança
Seja sempre um caminho que se deixa de herança
No novo tempo, apesar dos castigos
De toda fadiga, de toda injustiça, estamos na briga
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
De todos os pecados, de todos enganos, estamos marcados
Pra sobreviver, pra sobreviver, pra sobreviver
No novo tempo, apesar dos castigos
Estamos em cena, estamos nas ruas, quebrando as algemas
Pra nos socorrer, pra nos socorrer, pra nos socorrer
No novo tempo, apesar dos perigos
A gente se encontra cantando na praça, fazendo pirraça.

Pois é, o passado está para ir embora. Para que um novo tempo recomece, e estamos orgulhosos de nossa participação. De nossos amigos e da vitória da democracia.

Resta ainda poeira nesta mesa, o site da FMJ, ainda hoje, apesar do lindo e novo visual, não noticia corretamente quais são as academias filiadas. Pessoas ainda tem dificuldades para pagar suas anuidades. Não foi apresentado ainda um programa de gestão de todas as chapas, para o que estamos sempre abertos. Mas tudo vai se resolver.

Mais uma boa notícia, este blog vai se tornar permanente, como foro de debate, de pesquisas, de olhares sobre o judô mineiro, para que possamos caminhar sempre em direção de uma utopia, onde, possamos falar de ética a partir de sua premissa inicial, nas palavras do Professor Sidnei: respeito! Porque este é o direito que conquistamos juntos.

DOMINGOS DE SOUZA NOGUEIRA NETO
VICE-PRESIDENTE DA FMJ


Imagem: Respeito (sonkei)
in www.nj.com.br
Este texto é uma homenagem ao meu amigo Sidnei, para que se lembre que como disse Bertod Brecht na peça Galileu Galilei: "O tempo é o pai da razão, e não a autoridade".
Sidnei, recebi seu comentário de aprovação ao blog, fiquei feliz, mas alguma coisa que fiz errado após a mediação não deu certo. Vou ver se modifico um pouco o sistema.
Abração,
Domingos

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

O JUDÔ DE MINAS GERAIS


Nas matérias anteriores pudemos perceber que apenas um pequeno número de academias do Estado são filiadas a Federação Mineira de Judô/FMJ. A maioria das academias organizadas pertencem as ligas de judô.

Se pratica um bom judô nas ligas, mas por razões geográficas, financeiras, e mesmo políticas, não participam estas dos mesmos eventos das academias federadas.

O Minas Tênis Clube mantém profissionalizada uma poderosa equipe de judô, e, recentemente, graças a forte participação da Prefeitura Municipal, o Judô Águia Branca de Betim conseguiu fortes resultados em eventos nacionais. Mas, fora isto, não estaremos cometendo nenhum ato de desrespeito ao afirmar que o judô praticado nas Ligas, e o que se pratica nas academias federadas, é, até, bem parelho.

Assim dizer que o judô mineiro não ganharia com a unificação é apenas arrogância sem sentido. Já seriam aí mais de sessenta academias disputando, e, mesmo que pagassem taxas quatro vezes menores proporcionariam a FMJ maior arrecadação/clube. Sem falar nos atletas.

Mas mesmo uma pesquisa precária permitiria ainda outra leitura. Existem dezenas de academias que não se filiam a ninguém, talvez centenas, como localizá-las? Os municípios são cadastrados junto a diversas secretarias do Estado, e, o próprio Estado de Minas Gerais poderia levantar este cadastro através da Secretaria de Esportes e Juventude. Só aí poderíamos saber quantos realmente somos.

A partir disto enfrentaríamos a uma poderosa questão: Temos a vontade política de ser um só judô? É isto o que desejam professores e atletas. Poque se isto for a nossa vontade pode ser feito. Quantos mais nós formos menores taxas pagaremos! Melhor será o nosso judô! Maior será a nossa capacidade de diálogo.

Mas, o direito tem um ditado que diz: "a verdadeira justiça está em tratar desigualmente os desiguais", e não é possível que o velho professor de uma academia perdida no interior de Minas, seja exigido pelo mesmo critério que tratam por exemplo do MTC, USIPA, CRES DE VARGINHA e ÁGUIA BRANCA, são necessários então alguns critérios especiais, outros de transição, mas, principalmente, flexibilidade para tratar cada caso com suas peculiaridades, observado um princípio geral: "o mais importante é que estejamos juntos!"
DOMINGOS DE SOUZA NOGUEIRA NETO
VICE-PRESIDENTE DA FMJ
OBS: Insistimos em que os comentários não sejam degradantes ou pejorativos, ainda que em resposta a posturas ofensivas ou irreais, recomendando que venham assinados ainda que postados pelo box "anônimo" (por razões de dificuldade na operação do blog).
Imagem: Minas Gerais (MG) in www.ibge.gov.br