sexta-feira, 17 de julho de 2009

Portugal conforma-se com a "prata" no judo


14/07/2009

JUDO
II Jogos da Lusofonia

Portugal conforma-se com a "prata" no judo
Os judocas portugueses tiveram hoje de conformar-se com a medalha de prata nos II Jogos da Lusofonia, depois de terem deixado os representantes do Brasil levar a melhor em cinco categorias.

Diogo Couto (-73kg), Leandra Freitas (-48kg), Marta Santos (-52kg) e Joana Cesário (-57kg e -60kg) não conseguiram superar as adversidades colocadas pelos oponentes brasileiros, tendo o Brasil assumido assim a lista de medalhas conseguidas na competição.

O pais sul-americano soma agora 53 medalhas (22 de ouro, 15 de prata e 16 de bronze) ao passo que Portugal tem 47 troféus (18, 22 e 7, respectivamente), sendo que ambos os países têm-se sobressaído no evento uma vez que o Sri Lanka, terceiro posicionado, tem apenas uma medalha de ouro e três de bronze.

Guiné-Bissau, Guiné Equatorial e Timor-Leste ainda não conseguiram nenhuma medalha na presente edição dos Jogos da Lusofonia.

Já no Basquetebol, a selecção portuguesa teve um dia muito produtivo visto que bateu Angola por 81-72, com a selecção feminina a bater a congénere moçambicana por 71-62.

FONTE: de Bits

terça-feira, 14 de julho de 2009

Muito ouro em Minas

MAIS ESPORTES
Muito ouro em Minas

O fim de semana de judô em Belo Horizonte foi dourado para os brasileiros. Na etapa mineira da Copa do Mundo, os judocas nacionais fizeram bonito e subiram ao lugar mais alto do pódio nove vezes. Em três delas, com atletas da Sogipa.
Ontem, o paulista Walter Santos, do clube porto-alegrense, aplicou o golpe perfeito – ippon – no também brasileiro Daniel Hernandes e subiu ao pódio. Seu irmão Eduardo Santos foi superado por Tiago Camilo na categoria até 90kg com um wazari. O carioca Guilherme Luna, também da Sogipa, venceu Flávio Canto no meio-médio.
No sábado, o Brasil já havia acumulado três ouros, com Denílson Lourenço (-60kg), Taciana Lima (-48kg) e Érika Miranda (-52kg). A grande surpresa do sábado foi a vitória da sogipana Taciana sobre Sarah Menezes, quarta colocada do ranking mundial na categoria até 48 kg. Mas a vitória mais emocionante veio para uma atleta da casa. A mineira Érika não conseguiu conter o choro ao derrubar a alemã Mareen Kraeh na final e certamente se lembrou da chance perdida de lutar na Olimpíada de Pequim, quando foi cortada por conta de uma lesão no joelho já na China.
– Ganhar em casa com o apoio dos familiares e amigos foi fantástico, não deu para segurar a emoção. Dedico a vitória a quem sempre me apoiou.
Ao todo, foram sete ouros no masculino e dois entre as mulheres.
Os vencedores
Denilson Lourenço – -60kg
Leandro Cunha – -66kg
Leandro Guilheiro – -73kg
Guilherme Luna – -81kg
Tiago Camilo – -90kg
Luciano Correa – -100kg
Walter Santos – +100kg
Taciana Lima – -48kg
Érika Mirana – -52kg
FONTE: Zero Hora - Porto Alegre,RS,Brazil

Brasil domina etapa mineira (13/07)

Brasil domina etapa mineira (13/07)
Ivan Drummond - Estado de Minas
Mais uma vez, a Seleção Brasileira foi soberana na etapa mineira da Copa do Mundo de Judô, disputada no fim de semana na Arena JK. No total, 31 medalhas, sendo nove de ouro, oito de prata e 14 de bronze, muito à frente da segunda colocada, a Alemanha, com sete medalhas (três ouros, duas pratas e dois bronzes). E no último dia, os resultados serviram para deixar em dúvida os integrantes da comissão técnica do Brasil, que têm de definir até quinta-feira quais serão os 14 integrantes da delegação que vai ao Campeonato Mundial de Roterdã (Holanda), mês que vem. Com certeza, alguns resultados os deixaram em dúvida. E foi também uma competição em que brilharam duas estrelas da casa, o campeão mundial dos meio-pesados, Luciano Corrêa, novamente ouro, e a meio-leve Érika Miranda, ambos do Minas Belo Dente.
A primeira dúvida do dia foi lançada pelo campeão mundial dos meio-médios, agora competindo na médio, Tiago Camilo. Ele mudou de categoria logo depois dos Jogos de Pequim, mas só voltou a competir há três meses e os resultados são espantosos. Depois de dois terceiros lugares em duas etapas do Grand Slam, em Moscou e no Rio, ele conquistou o ouro, ontem, vencendo Eduardo Santos na final. O resultado fez com que ocorresse uma espécie de empate técnico entre os dois concorrentes à vaga no Mundial: Eduardo ainda é o primeiro no ranking da CBJ, com 348 pontos, só que Tiago, agora, tem 340.
Para Camilo, dono de duas medalhas olímpicas, uma prata e um bronze, em duas categorias diferentes, o resultado é estimulante. “É, pra mim, a confirmação de que estamos, eu e minha equipe, fazendo o trabalho certo. É um prêmio à minha dedicação e mostra que tenho de estar ainda mais focado.’ Ele só não sabe ainda se estará no Mundial, mas entende que se a vaga lhe for dada, será um grande desafio e isso, garante, é o que mais gosta.
Eduardo Santos vem há muito batalhando por uma vaga no Mundial. Estava muito próximo, mas agora se sente ameaçado. “Estou feliz porque fiz boas lutas aqui em BH, mas deixei o tatame com gosto de quero mais. É uma sensação diferente a que estou sentindo. Eu queria muito ter vencido para não deixar dúvidas. Numa coisa Tiago, Eduardo e o minastenista Huggo Pessanha, bronze em BH, concordam. O peso médio é hoje a categoria mais forte entre todas no Brasil, tanto, que existem várias opções para os treinadores, que terão de escolher entre os três para mandar ao Mundial.
A outra dúvida é nos pesos pesados. Daniel Hernandes ou Walter Santos? O segundo levou o ouro e lembra que há muito persegue essa chance. “Foi meu primeiro ouro na Copa do Mundo. Ele é muito importante e espero que me impulsione no Mundial.” Mas pesa contra ele a experiência de Hernandes. “Espero que prevaleça o critério do desempenho. Tenho um ouro em Grand Slam, no Rio.”
SUPERAÇÃO
Foi também um dia de superação, a começar por Leandro Guilheiro, ouro na leve. Ele confessou que esteve muito próximo de abandonar o judô. “Sofri muito por causa da hérnia de disco. No ano passado, em Pequim, a última vez que dormi foi na véspera da minha luta – ele foi bronze. Eu não conseguia movimentar para o lado esquerdo, só para o direito. Lá me superei e quando voltei ao Brasil, pensei em parar. Mas em outubro, fiz a cirurgia da coluna, aliás a primeira de três, já que depois foram o ombro e o joelho. Mas felizmente me recuperei e estou muito feliz com esse resultado.”
No Brasil existe uma preocupação muito grande com relação a uma categoria do feminino, a peso-pesado. Existe uma carência muito grande de atletas. Mas o que se viu ontem enche todos de esperança. Samantha Soares, de apenas 16 anos, ficou com o bronze. “É minha primeira medalha em competições internacionais. Quero dar muito trabalho a todas as adversárias. E quero muito realizar o sonho de disputar uma Olimpíada. Quero que seja logo, em Londres.”
FONTE: Superesportes - Belo Horizonte,MG,Brazil
Terça-feira, 14 de Julho de 2009
Brasil já tem quatro ouros no primeiro dia de disputa dos Jogos da Lusofonia
O Brasil já conquistou quatro medalhas de ouro no primeiro dia de disputa dos Jogos da Lusofonia, em Portugal.
Daniela Polzin (-48kg), Raquel Silva (-52kg), Mariana Barros (-57kg) e Felipe Kitadai (-60kg) foram campeões.
Ainda nesta terça-feira acontecem as disputas nas categorias -66kg e -73kg.
FONTE: Confederação Brasileira de Judô

JESC: SÃO JOSÉ CONQUISTA 10 MEDALHAS NO JUDÔ

14/07/2009
Os judocas da delegação de São José conquistaram 10 medalhas na 2ª etapa dos Jogos Escolares de Santa Catarina, realizada em Palhoça. Dois atletas josefenses: Daiane Dalla Lasta (categoria sub 14, peso meio leve) e Rafael Ângelo Cardoso (categoria sub-17, peso super ligeiro) venceram a competição e se classificaram para a Etapa Regional do JESC, que acontecerá em Florianópolis/São José dos dias 21 a 25 de julho.
Acompanhe os resultados obtidos na competição de judô:
1) Colégio Municipal Maria Luíza de Melo:
Categoria Sub-14:- Adenir Souza Ribeiro (Peso Leve) – 3° Lugar- Douglas Estevão (Peso Meio Médio) – 2° Lugar- Helam da Silva Pauli (Peso Médio) – 3° Lugar- Matheus Henrique (Peso Meio Pesado) – 3° Lugar
Categoria Sub-17:- Lucas Fortunato Farias (Peso Meio Médio) – 3° Lugar
2) C.E.M. Interativo:
Categoria Sub-14:- Daiane Dalla Lasta (Peso Meio Leve) – 1° Lugar- Lucas Padão (Peso Leve) – 3.º Lugar- Jonathan Samuel (Peso Meio Médio) – 3° Lugar- Natanael Silva Garcia (Peso Meio Pesado) – 3° Lugar
Categoria Sub-17:- Rafael Ângelo Cardoso (Peso Super Ligeiro) – 1° Lugar
Vitor André

FONTE: de fran_dos_projetos@hotmail.com