sexta-feira, 13 de março de 2009

Salvador recebe neste sábado primeira seletiva de 2009


Salvador recebe neste sábado primeira seletiva de 2009

O judô brasileiro faz sua primeira seletiva de 2009 neste sábado (14), em Salvador (BA). O evento definirá 16 judocas que farão parte da Seleção Brasileira Sub-23, no ginásio do Complexo Esportivo “Presidente Dr. Nelson Dahia” - SESC Aquidabã, a partir das 9h30min. Paralela à Seletiva Sub-23, acontecerá a disputa por vaga na seleção sênior na categoria até 90kg, entre Tiago Camilo, Hugo Pessanha e Ricardo Trevisan. Dois atletas se juntarão a Eduardo Santos, titular em Pequim 2008.

Medalha de bronze na categoria médio (-81kg) nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, Tiago Camilo trocou de categoria após a Olimpíada e na seletiva deste sábado fará sua primeira competição na carreira em solo baiano. “Desde que resolvi subir de peso, logo após competir em Pequim, fiz todo um trabalho voltado para esta minha nova categoria e poder voltar à seleção
brasileira é muito importante. Resta apenas ajustar alguns detalhes para que tudo dê certo”,

diz Tiago Camilo.O medalhista também destaca a importância de competir fora do eixo Rio-São Paulo.

“Quando era criança ficava muito empolgado com a possibilidade de ver um atleta olímpico lutar. Esta troca de carinho com o público é muito especial”, conta Tiago.

A equipe Sub-23 que saíra desta seletiva representará o país no Campeonato Sul-Americano 2009 e na etapa brasileira da Copa do Mundo de Judô 2009, que contará pontos para o ranking mundial. A seletiva terá um total de 263 participantes, sendo 168 homens e 95 mulheres. Entre os atletas, destaque para a campeã mundial júnior, Rafaela Lopes (-57kg), e Charles Chibana (-60kg), medalha de bronze no Campeonato Mundial por Equipes 2008.

“Após três anos competindo no 63kg, decidi com o meu treinador e o preparador físico iniciar este novo ciclo olímpico numa categoria acima. Neste primeiro momento a dificuldade é me adaptar à força das adversárias, mas tenho a vantagem de ser veloz e a expectativa é muito boa para esta seletiva”, diz a gaúcha Natália Bordignon.


Programação (horários previstos)

14 de março (sábado)

  • 7h às 7h30min Pesagem Extra-Oficial: SESC Aquidabã.
  • 7hmin Pesagem Oficial: SESC Aquidabã
  • 9h30min Início da Seletiva (masculino e feminino) - super ligeiro, ligeiro e meioleve
  • 13h Início da Seletiva (masculino e feminino) - leve,meio médio e médio
  • 16h30min Início da Seletiva (masculino e feminino) - meio pesado e pesado
Atenção atletas e treinadores: a pesagem da seletiva sub-23, que acontece neste sábado em Salvador, foi transferida do ginásio para o hotel oficial do evento (Hotel Pelourinho. Rua das Portas do Carmo, 20 - Pelourinho)
Já o congresso técnico será realizado no ginásio, ambos nos horários previstos na programação.
Confira a lista completa dos atletas já com a definição dos cabeças de chave AQUI

FONTE (imagem incluída): CBJ

Tiago Camilo disputa seletiva para seleção de judô


Judô sexta-feira, 13 de março de 2009 - 15h54
Tiago Camilo disputa seletiva para seleção de judô
Medalhista de bronze nos Jogos de Pequim mudou sua categoria de disputa no último ano.
Agência Estado
Bahia - Como decidiu mudar de categoria, passando do meio-médio (até 81kg) para o médio (até 90kg), Tiago Camilo terá de passar por uma seletiva para entrar na seleção brasileira de judô. E o desafio de um dos melhores judocas do mundo será neste sábado, quando ele enfrentará Hugo Pessanha e Ricardo Trevisan em Salvador.
Essa é a terceira categoria na carreira de Tiago Camilo no judô. Ele começou no leve (até 73kg), na qual conquistou a medalha de prata na Olimpíada de Sydney, em 2000. Depois, passou pelo meio-médio (até 81kg), época em que foi campeão mundial, em 2007, e medalhista de bronze na Olimpíada de Pequim, no ano passado.
Agora, em busca de novos desafios na carreira, Tiago Camilo decidiu subir de peso. O curioso é que ele já representou o Brasil no médio quando ainda era do meio-médio. Foi nos Jogos Pan-Americanos do Rio, em 2007, quando ganhou a medalha de ouro mesmo fora da sua categoria - a mudança, na época, foi decisão da comissão técnica da seleção.
Na categoria médio, apenas um judoca já está garantido na seleção brasileira. É Eduardo Santos, que foi titular nos Jogos de Pequim, no ano passado. Assim, na seletiva deste sábado, Tiago Camilo, Hugo Pessanha e Ricardo Trevisan disputam as outras duas vagas na equipe que buscará vaga para a Olimpíada de Londres, em 2012.
"Desde que resolvi subir de peso, logo após competir em Pequim, fiz todo um trabalho voltado para esta minha nova categoria e poder voltar à seleção brasileira é muito importante. Resta apenas ajustar alguns detalhes para que tudo dê certo", disse Tiago Camilo, mostrando confiança na seletiva que acontece em Salvador.
leia mais sobre Judô


FONTE (imagem incluída): Judô e Poesia

quarta-feira, 11 de março de 2009

CRISE MUNDIAL FAZ FEDERAÇÃO INTERNACIONAL REVER CLASSIFICAÇÃO OLÍMPICA


CRISE MUNDIAL FAZ FEDERAÇÃO INTERNACIONAL REVER CLASSIFICAÇÃO OLÍMPICA

Novo ranqueamento para Londres 2012 levará em conta resultados a partir de 2010. Confederação Brasileira de Judô refaz planejamento de seletivas e competições


A crise mundial chegou aos tatames. A Federação Internacional de Judô (FIJ) comunicou nesta quarta-feira (11) que a classificação de atletas para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 levará em conta resultados obtidos a partir de 1 de maio de 2010 até 30 de abril de 2012 e não mais quatro anos (de 1 de janeiro de 2009 a 30 de abril de 2012, como previsto inicialmente).
“Recentemente o Comitê Executivo da FIJ precisou rever os fatores externos que afetam o cenário global do esporte. É evidente que a crise mundial afeta e continuará afetando o apoio fundamental de empresas públicas e privadas ao esporte, e o judô não é exceção. Esse desdobramento não pode ser previsto quando o novo sistema de qualificação olímpica foi apresentado”.
As mudanças foram sacramentadas em reunião junto ao Comitê Olímpico Internacional em 27 de fevereiro último, o presidente da FIJ, Marius Vizer, o diretor de esportes, Vladimir Barta, e o diretor de projetos especiais, Jean-Luc Rougé.
O ranking mundial continuará existindo e será fundamental para determinar os cabeças de chave das competições (algo que ganhou peso maior na medida em que não há mais repescagem no sistema de disputa do judô). Os pontos têm validade de dois anos, sendo que eles têm 100% de seu valor durante os primeiros 12 meses posteriores à sua conquista e valem 50% do 13º ao 24º mês. A partir do 25º mês eles expiram. Assim, um atleta que somou 100 pontos em março de 2009 contará com este valor no ranking até março de 2010 e 50 pontos até março de 2011. Em abril de 2011 esses pontos já não valem mais.
Por consequência, com o ranking contemplando competições dos últimos dois anos, para Londres 2012, valerão os pontos conquistados entre 1 de maio de 2010 a 30 de abril de 2011 (50%) e 1 de maio de 2011 a 30 de abril de 2012 (100%).
Com isso, a Confederação Brasileira de Judô (CBJ) deverá reformular o calendário de competições e seletivas para a equipe principal.
“Assim como todos os países, fomos pegos de surpresa com esta alteração no sistema de classificação olímpica. Vamos estudar a melhor maneira para definir a equipe que representará o Brasil em Londres 2012”, diz o coordenador técnico internacional da CBJ, Ney Wilson.
“Os investimentos para a classificação durante quatro anos seriam altíssimos e foi uma atitude prudente da FIJ, tomada a partir de comentários de diversos países, incluindo o Brasil”, frisou o presidente da CBJ, Paulo Wanderley Teixeira.

FONTE (foto incluída - Marius Vizer - Presidente da FIJ): CBJ
http://www.cbj.com.br/

terça-feira, 10 de março de 2009

Claudirene César é convocada para o Pan Sênior


Claudirene César é convocada para o Pan Sênior

A paulista Claudirene César está confirmada na delegação brasileira que fará parte do Campeonato Pan-Americano Sênior, que acontecerá na Argentina, nos dias 28 e 29 de março. Claudirene representará o Brasil na categoria +78kg.

O campeonato Pan-Americano ganhou mais importância devido ao novo sistema de classificação olímpica da Federação Internacional. A medalha de ouro no evento valerá 180 pontos no ranking mundial.

O Brasil embarca para a Argentina no dia 24. Além de Claudirente, outros 13 atletas foram convocados pela comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô: Felipe Kitadai (-60kg), João Derly (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Flávio Canto (-81kg), Eduardo Santos (-90kg), Luciano Corrêa (-100kg), João Gabriel Schlittler (+100kg), Sarah Menezes (-48kg), Érika Miranda (-52kg), Danielle Zangrando (-57g), Danielli Yuri (-63kg), Maria Portela (-70kg) e Deborah Souza(-78kg).

FONTE (foto incluída): Site da CBJ