quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

SÓSTENES ZUCHERATTO CONVOCA LIGAS


O candidato Sóstenes Zucheratto, em primeira mão, manifesta a nossa equipe de reportagem sua intenção de trazer de volta as ligas de judô organizadas no Estado de Minas Gerais.

- Não são equipes marginais, ao contrário, são atletas e professores sérios, com os quais convivi como amigo e atleta, não me cabendo estabelecer condições para o seu retorno.

- As Ligas Mineira, Sul-Mineira, Triangulina são bem vindas à nova Federação que inaugurarei e retornarão em seus próprios termos.

- Fica então o meu convite, parte da proposta que registrei em cartório, para que as ligas retornem à Federação, tão logo sejam removidos os últimos resquícios da gestão que cindiu o judô mineiro.

- Tenho profundo respeito e consideração pelos atletas e professores das ligas e desejo um único judô para Minas Gerais.

- A todos, o meu respeito e comoção pelas sábias intervenções feitas por atletas e professores das ligas neste espaço de democracia e liberdade.


Todos vão ser bem vindos!

Sóstenes Zucheratto

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

REUNIÃO ENTRE GRANDE DO MTC E MARCOS TÁVORA


Esta foi uma semana de sinais desencontrados, em nossa matéria anterior informamos, em clima de revolta, que havia na FMJ um claro movimento para dificultar a liquidação das dívidas daqueles que se alinhavam ao bloco de oposição, o que pude verificar pessoalmente.

Por outro lado, fragmentos de notícias mostravam indícios de uma reunião em caráter sigiloso entre o candidato Marcos Távora e o Grande, Diretor de Judô do MTC.

Pusemos a campo um bloco de colaboradores deste blog para responder as seguintes questões: (1) existiu mesmo a reunião; (2) de que ela teria tratado.

Foi com alguma surpreza que constatamos que sim, houve a reunião, e, o que foi debatido nela, em autêntico furo de reportagem, passamos a relatar.

A chapa de situação, encabeçada pelo candidato Marcos Távora, noticiou que estava abandonando o processo eleitoral, primeiro por estarem seus componentes e apoiadores constrangidos pelo baixo nível das campanhas, segundo por reconhecer tendência de hegemonia da oposição e, por fim, por questionarem a governabilidade da Federação após o clima da campanha. Propunham pois um acordo para chapa única entre os candidatos Médio e Marcos Távora.

Para este acordo propunham o afastamento de alguns membros da chapa de oposição (o que foi prontamente rejeitado) e a integração à chapa do candidato Médio de alguns membros do grupo de situação (a maior parte do Judô São Geraldo). O que ficou de ser verificado.

Defendia-se também dois compromissos: (1) a tomada de medidas efetivas para que o trabalho do Professor Geraldo Brandão de Oliveira não fosse desvirtuado no processo sucessório; (2) o compromisso de que o Presidente Médio ficaria no cargo por apenas uma gestão. Compromissos ambos aceitos.

Sobre a situação, em meu próprio nome, tenho três coisas a dizer:

a- Se tudo for verdade é um belo desfecho da crise político institucional envolvendo a FMJ, cabendo a este blog, apoio irrestrito no acompanhamento do processo;

b- se a chapa de situação, a partir de agora, praticar qualquer ato de ruptura deste pacto, que possa configurar farsa ou estratégia ardilosa, seguramente cairá no total descrédito frente ao judô mineiro.

c- Há também a chapa do Zuca para ser considerada no processo eleitoral.

Alguém já disse que "o preço da liberdade é a eterna vigilância" e, pela liberdade, estaremos atentos.

DOMINGOS DE SOUZA NOGUEIRA NETO
Vice-Presidente da FMJ
Imagem: ... dizemos é dê uma chance a paz

REUNIÃO SECRETA ENTRE O CANDIDATO DO PRESIDENTE DA FMJ E A DIREÇÃO DO MTC - BOMBA! EM FURO DE REPORTAGEM - HOJE A PARTIR DAS 21:00 HS


Nossos investigadores, em primeira mão, decifrarão para o público deste blog o teor da proposta da presidência da FMJ à diretoria do MTC para as eleições 2009. Vocês não podem perder! Surpreendam-se! Hoje à partir das 21:00 hs..
Imagem: spy-vs-spy

Algo cheira estranhamente...


Notícias começaram a surgir sobre o afastamento de Marcos Távora do processo eleitoral e de um movimento pela manutenção do professor Geraldo Brandão na presidência. Movimento este apoiado pelos alunos do Judô São Geraldo.

A Federação Mineira de Judô contrata às pressas aluno do Judô São Geraldo de nome Leandro, e dá férias ao Inácio, conhecido por sua imparcialidade e isenção.

Academias do bloco situacionista e atletas favoráveis a situação correm em bloco para a Federação para quitar ses débitos. Mas, sem o Inácio, a Federação não tem como operar a quitação dos débitos dos opositores a chapa de situação, que podem se tornar até inelegíveis. A informação é que os pagamentos teriam que ser feitos na sede do Judô São Geraldo, do Presidente da Federação.

Ao mesmo tempo em que mantém uma ativa campanha política junto ao bloco de situação, a atual gestão insinua da forma mais remota uma intenção de negociar com a oposição, que jamais materializa.

Tudo parece apenas um jogo de cena, normal nos processos políticos, para enganar aqueles que acreditam que a atual gestão acredita em conciliação, exceto, se for o caso, a eventual manobra para regularizar apenas o débito daqueles que concordam em se manter na situação, neste caso seria uma fraude grotesca, possivelmente criminosa, que desafiaria a intervenção fulminante do Ministério Público e advogados envolvidos, sempre alertas para situações assim. Vamos esperar que não seja o caso.

DOMINGOS DE SOUZA NOGUEIRA NETO
Vice-Presidente da FMJ
Imagem: mau cheiro

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

SAI A DATA DA ELEIÇÃO DA COMISSÃO ELEITORAL!


O Presidente Geraldo Brandão de Oliveira convocou para o dia 14 de fevereiro de 2009, às 15:00 hs., a eleição para a Comissão Eleitoral que após eleita conduzirá e estabelecerá às regras para o processo eleitoral que se consumará no dia 28 de março de 2009.

A presença dos clubes associados e dos demais interessados na condução do processo eleitoral da FMJ é muito importante.

Vale lembrar que a Comissão Eleitoral é a grande avalista da lisura de todo o processo.

Todos as eleições!

Domingos de Souza Nogueira Neto
Vice-Presidente da FMJ
Imagem: Fiat Lux !

PAUSA PARA PENSAR


Andei viajando uns dias e fiquei atônito com os comentários que vi no blog. Pensei em usar de mecanismos de moderação, interditar os comentários, e, até mesmo em desativar o blog. Ouvi conselhos, comentários, escutei muito meu irmão Paulo Nogueira, que é meu irmão, amigo e um sábio. Mas cheguei a seguinte conclusão: é importante que as pessoas (eu inclusive) saibam o que acham delas. O debate é importante, esta liberdade é importante, o desabafo, as dúvidas, as acusações são menos perigosas quando expressas, do que quando se esgueirando pelas sombras.

Todos os atos e omissões tem um preço. E chega o momento em que tudo é pago.

Eu confesso que de tudo o que li, apenas o que foi dito sobre mim mesmo é absolutamente real. Tenho sim um transtorno bipolar, tomo sim remédios submetidos a especial controle e fui sim um judoca que fracassou. Se é esta a medida pela qual serei julgado, ok, meus juízes tem razão.

Mas sobre tudo é preciso que as pessoas se expressem, e, por isto, não só vou manter este debate livre, mas gostaria de instigá-lo com novas indagações: (1) quais são as falhas e virtudes da atual gestão da FMJ? (2) O que deve mudar no perfil do seu presidente? (3) O que deve mudar na nova diretoria? (4) Em que cada candidato a presidência será uma novidade quanto ao que se foi?

Eu compreendo o anonimato, e tampouco vou desaconselhá-lo, o risco de vingança, perseguição, e até violência, são mesmo uma realidade em minha concepção.

Agora, vou dar um toque, "de boa". Assim como o judoca truculento, estúpido, ou que faz força excessiva em suas lutas, não consegue um bom desempenho. As pessoas que conversam de forma ofensiva, usando palavrões, acusações vazias, e expedientes assim, raras vezes são levadas a sério.

A ira, a fúria, a raiva, não são destituídas de sentido, então ninguém vai proibir nada. As emoções também são bem vindas. Mas quem sabe, mesmo assim, podemos tentar dar um sentido a tudo o que vem sendo dito. Para que quem vier a ler o que se escreveu aqui, possa entender o que aconteceu, o que está acontecendo, o que deve ser mudado, e (seria fantástico), até saber como.

Fico feliz com a freqüência enorme a este espaço, que espero, sendo livre, possa também construir a liberdade.
Imagem:O uso da inteligência emocional