quarta-feira, 1 de abril de 2009

DUAS ENQUETES POLÊMICAS


As vésperas do processo eleitoral da Federação Mineira de Judô/FMJ duas enquetes esquentaram o cenário político.

A primeira investigava os impactos na hegemonia do Minas Tênis Clube/MTC no judô mineiro caso viesse a fazer a presidência da Federação.

A segunda pesquisava a opinião de atletas e dirigentes sobre a volta ao nosso judô do polêmico professor Antônio Oliveira Costa.

Os resultados, ao contrário dos boatos que circularam nos bastidores do processo político, mostraram não só a despreocupação dos votantes com a matéria, mas que, na verdade, as opiniões eram contrárias as de vários dirigentes em campanha.

Sobre a reascensão do Minas Tênis Clube a presidência da FMJ, o resultado foi: "Um representante do Minas Tênis Clube na Presidência da FMJ seria? Um caminho para os atletas que desejam se tornar profissionais do judô (35%); o início da profissionalização da prática do judô no Estado (30%); inofensiva, porque existiram outros presidentes do Minas, que administraram pensando em todo o judô (28%); o fim das pequenas academias (16%); a construção de um monopólio do Minas no judô (11%)".

Sobre a volta do professor Antônio Oliveira Costa concluiu-se que: "A volta do Professor Antônio Oliveira Costa e das academias que se afastaram com ele da FMJ seria: importante para a reunificação do judô mineiro (45%); impossível diante dos erros que cometeram no passado (23%); útil porque se tratam de professores e academias queformam grandes atletas (21%); até possível, se fosse feito um acordo que estabelecesse as condições (6%); correta porque os atletas nda têm com as brigas dos cartolas (6%)".

Nossa conclusão é que, de forma geral, as pessoas que acompanham o blog (e ninguém vem aqui para ver figurinhas rs), querem o judô menos apegados a esta política de nível baixo, querem os atletas nos tatames, os professores, dando treinamento, e um espaço de distanciamento na prática do judô destas "futricas", que já são demais no nosso dia a dia. Vamos esperar que a mensagem seja recebida.


DOMINGOS DE SOUZA NOGUEIRA NETO
IMAGEM:Pablo Picasso - Dança da Juventude