sexta-feira, 6 de março de 2009

CBJ realiza neste fim de semana Seminário de Arbitragem


CBJ realiza neste fim de semana Seminário de Arbitragem


A Confederação Brasileira de Judô realiza neste fim de semana, em sua sede no Rio de Janeiro, o Seminário de Arbitragem visando passar informações sobre as novas regras da Federação Internacioanal.

Julio Clemente, de Porto Rico, Diretor de Arbitragem da Confederação Panamericana de Judo e membro da Comissão de Arbitragem da FIJ, irá ministrar o Seminário, com a assistência de José Pereira e Emanuel Mattar.

"O objetivo deste seminário é que os diretores de arbitragem de cada federação sejam os responsaveis pela transferência de conhecimento nos seus estados", diz o presidente da Confederação Brasileira de Judô, Paulo Wanderley Teixeira.

Para o diretor nacional de arbibragem da CBJ, José Pereira, a iniciativa visa criar uma linguagem única no esporte.

"Os diretores de cada federação poderão levar uma informação homogênea para seus estados. Na regra não existe achismo. Depois que assumi a arbitragem nacional consegui criar um padrão, mas ainda podemos avançar mais e este seminário é uma oportunidade", afirma Pereira, que elogiou a ideia do presidente da CBJ em trazer o porto riquenho Clemente. "Foi ótimo. Tenho certeza que será um evento muito proveitoso para todos que participarem".

O Seminário de Arbitragem é uma realaizaçao da CBJ com o apoio da Infraero.

Lista de participantes:

EMMANOEL MATTAR - Coordenador Internacional de Arbitragem (CBJ).
JOSÉ PEREIRA DA SILVA - Coordendor Nacional de Arbitragem (CBJ).
ANDRÉ MARIANO DOS SANTOS(DF) - Coordenador Regional de Arbitragem.
EDILSON HUBOLD(PR) - Coordendor Regional de Arbitragem.
DANYS QUEIROZ (PI) - Coordendor Regional de Arbitragem.
CARLOS ALBERTO BARRETO - Coordendor Regional de Arbitragem.
PAULO CÉSAR FERREIRA - Coordendor Regional de Arbitragem.
CHUNO MESQUITA - Coordenador Regional de Arbitragem.

MARCIO PEREIRA DOS SANTOS - ALAGOAS
ANTONIO JOVENILDO DA SILVA VIANA - AMAPÁ
PABLO MARIA SILVA - AMAZONAS
FERNANDO SOARES DE JESUS - BAHIA
SILVIO ACÁCIO BORGES - SANTA CATARINA
RINALDO MORAIS DA SILVA - CEARÁ
LUIZ MASSARONI YAMATE - ESPÍRITO SANTO
BRENO HERBERT JONES - RIO GRANDE DO SUL
MICHEL GOMES DE OLIVEIRA - GOIÁS
JOSÉ EMILIO SANTOS MOREIRA - MARANHÃO
WILEM BENEDITO PEREIRA - MATO GROSSO
MARCOS K. SHIMABUKURO - MATO GROSSO DO SUL
ANDRÉ MARIANO DOS SANTOS - DISTRITO FEDERAL
RAIMUNDO DE ASSIS PEREIRA - MINAS GERAIS
MAURO RIBEIRO DE CARVALHO - PARANÁ
ADJAMILSON FERNANDES COUTINHO - PARAÍBA
EDILSON HOBOLD - PARANÁ
DANTE KANAYAMA - SÃO PAULO
OTACILIO JOSÉ DA SILVA - PERNAMBUCO
DANYS QUEIROZ - PIAUÍ
CHUNO WANDERLEI MESQUITA - RIO DE JANEIRO
CARLOS ALBERTO DE CASTRO BARRETO - RIO GRANDE DO NORTE
VALDEMAR BORGES DA SILVA - RONDÔNIA
PAULO CESAR DE OLIVEIRA FERREIRA - RORAIMA
CARLOS BURGOS - SERGIPE
HEBERT GIACOMINI - TOCANTINS
EMMANOEL MATTAR - RIO DE JANEIRO
JOSÉ PEREIRA SILVA - RIO DE JANEIRO

FONTE (imagem incluída): CBJ
http://www.cbj.com.br/

terça-feira, 3 de março de 2009

BRASIL DEFINIDO PARA O CAMPEONATO PAN-AMERICANO SÊNIOR

BRASIL DEFINIDO PARA O CAMPEONATO PAN-AMERICANO SÊNIOR
Comissão técnica da CBJ convoca atletas de peso como os medalhistas olímpicos Leandro Guilheiro e Flávio Canto, além do bicampeão mundial João Derly. Entre as mulheres, destaque para a volta de Danielle Zangrando (foto 3)

A seleção brasileira de judô irá com força total ao Campeonato Pan-Americano Sênior, que acontece nos dias 28 e 29 de março, em Buenos Aires (ARG). O torneio marcará a volta de nomes consagrados como os medalhistas olímpicos Leandro Guilheiro e Flávio Canto, além do bicampeão mundial João Derly. Entre as mulheres, destaque para a volta de Danielle Zangrando, ouro no Pan do Rio de Janeiro. O campeonato Pan-Americano ganhou ainda mais importância devido ao novo sistema de classificação olímpica da Federação Internacional. A medalha de ouro no evento valerá 180 pontos no ranking mundial. O Brasil embarca para a Argentina no dia 26. Treze atletas foram convocados pela comissão técnica da Confederação Brasileira de Judô: Felipe Kitadai (-60kg), João Derly (-66kg), Leandro Guilheiro (-73kg), Flávio Canto (-81kg), Eduardo Santos (-90kg), Luciano Corrêa (-100kg), João Gabriel Schlittler (+100kg), Sarah Menezes (-48kg), Érika Miranda (-52kg), Danielle Zangrando (-57g), Danielli Yuri (-63kg), Maria Portela (-70kg) e Deborah Souza(-78kg).

Após dez meses longe dos tatames em 2008 por conta de dores na lombar, Danielle Zangrando ( foto abaixo) volta a defender a seleção brasileira internacionalmente.

“2008 foi um ano muito difícil para mim. No fim do ano fui melhorando e senti que estava segura para voltar. O Santos abriu as portas do departamento médico para mim e com o trabalho que venho fazendo com os fisioterapeutas Nilton Petroni, o Filé, e Gustavo Mamede, me sinto confiante. Estou animada como uma faixa branca, recomeçando a minha carreira”, diz Danielle Zangrando, bronze no campeonato mundial de 1995.

A atleta destaca também o trabalho vitorioso feito pela Confederação Brasileira de Judô desde a chegada da treinadora Rosicleia Campos, em 2006:

“O judô feminino evoluiu muito e ganhamos representatividade continental. As mulheres têm a cada dia conseguido aumentar ainda mais o seu espaço. Estou confiante e feliz em ser lembrada pela comissão técnica”.

A partir do ranking mundial da Federação Internacional de Judô, em 30 de abril de 2012 serão conhecidos os 22 homens e 14 mulheres que, estarão classificados para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 em cada uma das 14 categorias de peso (sete femininas, sete masculinas) respeitando-se o limite de um por país. Caso haja dois representantes da mesma nação, cabe à Confederação Nacional determinar aquele que irá aos Jogos. A esses 252 atletas se juntarão os 14 do país sede, 20 convites da Federação Internacional e outros 100 atletas classificados através de um ranking único (de gênero e categoria) de cada união continental (na Pan-América são 21 vagas, 13 no masculino e 8 no feminino, respeitando-se no máximo de dois indicados por categoria e um no máximo por país entre homens e mulheres).

O ano do judô mundial agora se encerra em 30 de abril. Assim, o primeiro “ano” de competição vai de 1 de janeiro de 2009 a 30 de abril de 2009. O segundo “ano” vai de 1 de maio de 2009 a 30 de abril de 2010. O terceiro começa em 1 de maio de 2010 e termina em 30 de abril de 2011 e o último é de 1 de maio de 2011 a 30 de abril de 2012. Apenas os campeonatos mundiais, Masters, Grand Slams, Grand Prix, Copas do Mundo e campeonatos continentais disputados nesse período contam pontos para a lista final. No ranking de 2012, os pontos conquistados no primeiro terão sido desvalorizados em 75% (ou seja, quem marcou 100 pontos até maio de 2009 terá apenas 25 pontos em abril de 2012). Os do segundo ano valerão 50%, do terceiro ano 75% e os do último ano terão seu peso integral de 100%.

FONTE (fotos incluídas): CBJ