segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

EDITORIAL


Amigos do Judô Mineiro

No final de março de 2009 se realizará o novo processo eleitoral da Federação Mineira de Judô, que parte da decisão do atual presidente de não alterar o estatuto da entidade para continuar no poder por mais uma gestão.

Para que o processo não se limite a conchavos, fofocas e maledicências é preciso a firme participação dos filiados que não se deixam seduzir por palavras vazias.

O judô é muito caro, as taxas de atletas e academias precisam ser radicalmente revistas e é preciso uma maior participação federativa na solução de despesas dos atletas em competição.
É preciso trazer e volta as diversas agremiações que se afastaram da Federação no passado e não têm mais razões para estar longe. E rever estas situações com critério, mas com flexibilidade e generosidade.

O Estado de Minas Gerais é imenso e é preciso regionalizar o nosso judô, prestigiando as regionais com certa autonomia administrativo-financeira e diminuindo os custos de viagem.
Atletas de pequenas academias não podem participar de eventos nacionais custeando despesas do próprio bolso, e, entender de forma diversa seria concluir que apenas as grandes agremiações e os competidores ricos podem participar dos campeonatos fora do âmbito estadual.

Os critérios para a concessão dos graus devem ser claros, mas flexíveis, para que se observem as qualidades físicas e cognitivas dos candidatos, mas, igualmente, todo leque de contribuições que podem ser prestadas ao judô.

É preciso, e importante, que surjam novas academias, o que não pode ser obstado por questões demasiadamente subjetivas, restritivas ou mesmo mercadológicas. Queremos a popularização e massificação do judô em Minas Gerais!

Mas o principal, o ponto de onde virá tudo o mais, é que o debate seja posto de forma clara e respeitosa, porque senão, não haverá nada!

Foi por esta razão que um grupo de professores e atletas, que se apresentarão ao longo do debate sucessório, criaram este foro permanente de diálogo para assegurar a qualidade do processo eleitoral da FMJ, para o qual esperamos contar com a participação e colaboração de todos.

Domingos de Souza Nogueira Neto
Vice-Presidente da FMJ
(*) Foto: "uma luz brilha na selva".

Nenhum comentário: